StatCounter

6 de maio de 2010

Palestras e mini-curso para estudantes

Tenho as seguintes palestras para apresentar aos estudantes:
. Palestras disponíveis:
1. "Partículas Elementares"
                   OU
     "Tijolos da Natureza"
níveis: ensino médio e universitário

Resumo da apresentação:
"Apresentamos uma visão geral sobre as partículas elementares a partir das quais todas as substâncias são constituídas.  Os gregos  começaram a busca dessas partículas a 2.400 anos atrás: os tijolos da Natureza!!!!

2. "Nascimento da Mecânica Quântica"
nível: ensino médio e  universitário
Resumo da apresentação:
"Visitamos a Física clássica de I. Newton a J.C. Maxwell até o aparecimento do problema de "corpo negro". Apresentamos a solução deste problema proposta por M. Planck, levando ao nascimento da Física Quântica. Mostramos a evolução da velha para a nova Mecânica Quântica.".

3. "Física Quântica: o que é isso?"
nível: ensino médio
Resumo da apresentação:
 "O mundo quântico é algo que estimula a nossa curiosidade. Alguns dos seus fenômenos parecem ir contra o senso-comum. Neste seminário apresentamos uma evolução histórica do conhecimento da Física dentro do átomo e como utilizamos os seus efeitos no nosso dia-a-dia. Começamos a apresentação discutindo  o significado da palavra "quântico"  e como ela descreve várias situações que ocorrem ao nosso redor sem nos apercebermos disso."

4. ``Obrigada Sr. Maxwell''
nível: ensino médio
Resumo da apresentação:
"James Clerk Maxwell foi certamente um dos maiores físicos  teóricos que a humanidade já teve.A mais de 150 anos ele reescreveu as leis já conhecidas da eletricidade e do magnetismo  como um conjunto de equações matemáticas, tendo inclusive introduzido um termo de correção na lei de  Ampère. Ele mostrou que os fenômenos da eletricidade, do magnetismo e da óptica são diferentes manifestações do eletromagnetismo. Veremos as consequências tecnológicas que impactaram o dia-a-dia dos povos nos séculos 21 e 21 decorrentes das 4 equações de Maxwell."  

5. "Forças que unem e força que separa"
nível: ensino médio 
Resumo da apresentação:
¨Apresentamos as forças com que convivemos no nosso dia-a-dia. Relacionamos essas forças com as 4 forças fundamentais da Natureza. Mostramos que tipo de fenômenos são descritos por cada uma dessas forças. Apesar de algumas desses forças serem importantes em dimensões espaciais tão  ¨diminutas, mostramos como elas são importantes na nossa vida diária.¨

. Mini-cursos disponíveis:
1. ``Campos de calibre clássicos:  Maxwell´´

nível: universitário (ciclo básico completo)
Resumo da apresentação:
"A partir do princípio de mínima ação reobtemos as  equações de movimento clássicas reescritas através das equações de Lagrange. Mostramos como estender esse princípio  para obter as equações de movimento dos campos clássicos e o aplicamos ao caso dos campos eletromagnéticos de Maxwell.  Como apoio ao formalismo que iremos desenvolver,  estudaremos a noção de tensores que utilizaremos para descrever  as leis de transformação da Relatividade Restrita e escrever as equações de Maxwell de uma forma mais simples (forma covariante).  Finalmente discutiremos os campos elétrico e magnético em termos dos campos escalar e vetor e mostrar como a invariância de calibre é implementada nestes campos."

Apresentação:

 



2. ``Integral de trajetória''
nível: graduação e pós-graduação em Física
Resumo da monografia:
"A integral de trajetória passou a integrar o conjunto de formalismos possíveis para o estudo de sistemas quânticos a partir do final da década de 40 quando Richard Feynmann  propôs a descrição de desses sistemas a partir de uma formulação lagrangeana. As formulações lagrangeanas têm a importante propriedade de serem  relativisticamente invariantes. Hoje as integrais de trajetória são amplamente utilizadas em todas as áreas da Física para descrever tanto sistemas relativísticos quanto sistemas não-relativísticos. As integrais de trajetória trazem dentro de si a facilidade de trabalharmos diretamente com funções ao invés de trabalharmos com operadores que nem sempre comutam entre si.

Começamos monografia  apresentando a construção da integral de trajetória do sistema quântico mais simples,  que é um sistema não-relativístico  conservativo com um (1) grau de liberdade. Obtemos as funções de Green do problema e as amplitudes de probabilidade com que trabalhamos usualmente na Mecânica Quântica.

Duas aplicações para integrais de trajetória se destacam: sistemas em equilíbrio termodinâmico e modelos em Teoria Quântica de Campos. Mostramos como escrever a função de partição de qualquer modelo em Mecânica Quântica, que esteja em equilíbrio termodinâmico com um reservatório, como uma integral de trajetória. Estendemos os resultados do primeiro seminário para um grau de liberdade  para o caso em que temos N graus de liberdade. Mostramos como escrever a transição vácuo-vácuo  como uma integral de trajetória para modelos em Teoria Quântica de Campos (N tende a infinito). Como exemplo consideramos o modelo lambda phi^4."

Ítens das apresentações nas palestras:
1. Princípio de mínima ação e revisão das representações de Schrödinger  e Heisenberg na Mecânica Quântica
2. Proposta de Feynman para uma nova formulação da Mecânica Quântica de uma partícula
3. Fases de Berry via integral de trajetória
4. Integral de Caminho na Teoria Quântica de Campos
5. Funções de Green conexas e desconexas

 As apresentações são baseadas na apostila  `` Integral de Trajetória'' que está disponível no link:
http://www.slideshare.net/mtthomaz/integrais-de-trajetria.