Os textos são de domínio público e eu tenho interesse em receber os comentários sobre eles para que eu possa melhorar a linguagem e torná-los mais compreensíveis. Mande seus comentários clicando em um dos meus e-mails: mariateresa.thomaz@gmail.com OU mtt@if.uff.br .
. Física Quântica:
1. Mecânica Clássica x Mecânica Quântica
Resumo:
"Quando começamos a estudar as consequências da Mecânica Quântica, nos assustamos por não podermos usar o nosso senso comum para prever os resultados decorrentes dessa teoria.
A Física Quântica se propõe a descrever a natureza para escalas de distâncias da ordem de 10^{-8} cm, que corresponde ao diâmetro do átomo. No entanto, no nosso dia a dia estamos acostumados a tratar com objetos de tamanho de pelo menos 1mm (espessura de um fio de cabelo, etc...). Certamente a pergunta que nós fazemos é: Porque os fenômenos da natureza parecem ser tão distintos nessas escalas de tamanho, a ponto do nosso senso comum não poder ser usado para nos guiar na resposta dos problemas da física do átomo? Para entender essa questão apresentamos neste texto a comparação entre a cinemática e dinâmica da Mecânica Clássica e de Mecânica Quântica."
Este texto também se encontra na página web do Grupo de Ensino do Instituto de Física da UFF no "link": http://www.ensinodefisica.net/3_fmc/tex-mecanica_quantica.pdf .
2. Partículas Elementares
Resumo:
"Apresentamos uma visão geral sobre as partículas elementares a partir das quais todas as substâncias são constituídas. Os gregos começaram a busca dessas partículas a 2.400 anos atrás: os tijolos da Natureza!!!!"
Este texto também se encontra na página web do Grupo de Ensino do Instituto de Física da UFF no "link": http://www.ensinodefisica.net/3_fmc/tex-particulaselementares.pdf .
. Cálculo integral e diferencial:
1. Apostila: Introdução a Limite, Derivada e Integral
Resumo:
"Apresentamos uma breve introdução de limite, derivada e integral, necessária para apoiar o estudo das grandezas cinemáticas utilizadas na descrição do movimento de um corpo. Exploramos no texto os aspectos geométricos das definições. Não apresentamos demonstrações rigorosas dos resultados no texto."
Olá Professora Teresa! Não sei se lembra de mim, mas comecei a trabalhar recentemente no LLC da UFF com a Rosa. Achei muito bacana sua vontade de divulgar a Física! Pude ver aqui sua paixão pelo assunto. Estou seguindo seu blog agora. Parabéns pelo seu trabalho!
ResponderExcluirGrande abraço!
Ubirajara Leal