StatCounter

6 de maio de 2010

Links de "Divulgação em Ciências"

Temos vários "links" de divulgação em Ciências que valem a pena  serem visitados. Estou colocando alguns sites que conheço ou que me foram sugeridos.

Sites de divulgação em português: 
*Portal Píon: o portal  da Sociedade Brasileira de Física é orientado para o Ensino e a Divulgação da Física.  Disponibiliza para o público em geral material didático, vídeos, fotografias, ilustrações, simulações educativas, entre outros recursos relacionados à Física e ao ensino dessa ciência.

*Grupo de Ensino em Física do Instituto de Física da UFF

* EspacoCiênciaOnline ! Este canal está associado ao projeto Espaço Ciência & Tecnologia (PEC&T); tendo como principal objetivo a Divulgação e Popularização da Ciência para o Grande Público. Aqui neste canal serão postados, vídeos das palestras, seminários e mini-cursos. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Germano Amaral Monerat.

*A Estação Ciência da USP:
A Estação Ciência tem além dua sua página principal, algumas outras páginas que fazem parte de vários projetos educativos mantidos pela Estação. Dentre esses sites educativos destacamos:

. Laboratório Virtual: onde o vistante tem oportunidade de interagir no site com vários experimentos, em particular com fenômenos ópticos. Vale a pena conferir!!!

. Mão na massa:  onde o visitante encontra textos para aplicar nas aulas de ciência para alunos do ensino fundamental. A equipe é coordenada pelo Prof. Dr. Ernst Wolfgang Hamburger.

. Projeto Clicar: espaço de inclusão social e acesso da cultura digital com  atividades de educação não formal para crianças e adolescentes  em situação de vulnerabilidade social e que frequentam espontaneamente a Estação Ciência/USP.  

. A Magia da Física e do Universo: trabalho de extensão do Departamento de Ciências Exatas, UFLA, sob a coordenação do Prof. Dr. José Alberto Castro Nogales Vera. Projeto de divulgação científica que integra ensino e pesquisa, tendo por objetivo  despertar a curiosidade e o interesse das pessoas em entender as coisas que estão ocorrendo a sua volta.


Sites de divulgação em inglês: 

* Site de divulgação da NASA:  Física da Terra, planetas e Astrofísica
http://science.nasa.gov/

* Veja que lindas fotos de: arco-íris, halos, efeito "auréola", ..
 http://www.atoptics.co.uk/

Estes "links" foram sugeridos pelo Prof. Calos Eugenio Imbassahy Carneiro (IF/USP).

Se você conhece algum site que seja  de "Divulgação em Ciências" e que acha interessante me envie o "link" para um dos meus e-mails:   mariateresa.thomaz@gmail.com   OU   mtt@if.uff.br  .


Sites  para abaixar aplicativos para simulação de experimentos físicos: Objetos de Aprendizagem (OA)


* Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br


Compartilhe a sua descoberta.

Nenhum comentário: