6 de maio de 2010

Palestras e Mini-Cursos para professores do Ensino Médio

Palestras e Mini-Cursos  para professores de Ciências:

. Palestras disponíveis:
1. "Mecânica Clássica x Mecânica Quântica"
Resumo da apresentação:
"Quando começamos a estudar as consequências da Mecânica Quântica, nos assustamos por não podermos usar o nosso senso comum para prever os resultados decorrentes dessa teoria.  Física Quântica se propõe a descrever a natureza para escalas de distâncias da ordem  de 10^{-8}cm, que corresponde ao diâmetro do átomo. No entanto, no nosso dia a dia estamos acostumados  a tratar com objetos de tamanho de pelo menos 1mm (espessura de um fio de cabelo, etc...). Certamente  a pergunta que nós fazemos é: Porque os fenômenos da natureza parecem ser tão distintos nessas escalas de tamanho, a ponto do nosso  senso comum não poder ser usado para nos guiar na resposta dos problemas da física do átomo?  Para entender essa questão apresentamos neste seminário a comparação entre a cinemática e dinâmica da Mecânica Clássica e de Mecânica Quântica."

Clique   AQUI   para baixar o arquivo pdf do texto: "Mecânica Clássica X Mecânica Quântica
".

2. "Partículas Elementares"
Resumo da apresentação:
" Apresentamos uma visão geral sobre as partículas elementares a partir das quais todas as substâncias são constituídas.  Os gregos  começaram a busca dessas partículas a 2.400 anos atrás: os tijolos da Natureza!!!!

3. "Nascimento da Mecânica Quântica 
Resumo da apresentação:
"Visitamos a Física clássica de I. Newton a J.C. Maxwell até o aparecimento do problema de  "corpo negro ". Apresentamos a solução deste problema proposta por M. Planck, levando ao nascimento da Física Quântica. Mostramos a evolução da velha para a nova Mecânica Quântica."

4.
"Física Quâtica:  o que é isso? "
 Resumo da apresentação:
" Mostramos que no nosso dia-a dia também temos um mundo quantizado. Apresentamos a evolução histórica da descrição dos fenômenos que ocorrem dentro do átomo. Começamos discutindo a primeira fase da Física Quântica proposta por Planck, Einstein, de Broglie e  Bohr. Aproveitamos para ressaltar as diferenças entre as características de partícula e de onda.  Em seguida mencionamos a Física Quântica como a estudamos hoje, mostrando as consequências nos fenômenos atômicos da quantização da energia. " 


5. "Obrigada Sr. Maxwell"
Resumo da apresentação:
"James Clerk Maxwell foi certamente um dos maiores físicos  teóricos que a humanidade já teve.A mais de 150 anos ele reescreveu as leis já conhecidas da eletricidade e do magnetismo  como um conjunto de equações matemáticas, tendo inclusive introduzido um termo de correção na lei de Ampère. Ele mostrou que os fenômenos da eletricidade, do magnetismo e da óptica são diferentes manifestações do eletromagnetismo. Veremos as consequências tecnológicas que impactaram o dia-a-dia dos povos nos séculos 21 e 21 decorrentes das 4 equações de Maxwell."

6. "Forças que unem e força que separa"
Resumo da apresentação:
¨Apresentamos as forças com que convivemos no nosso dia-a-dia. Relacionamos essas forças com as 4 forças fundamentais da Natureza. Mostramos que tipo de fenômenos são descritos por cada uma dessas forças. Apesar de algumas desses forças serem importantes em dimensões espaciais tão  diminutas, mostramos como elas são importantes na nossa vida diária.¨


.Mini-Cursos disponíveis:


1. "Basicão do Windows XP"
Resumo da apresentação:
"O objetivo deste texto é permitir que qualquer pessoa possa usar o seu notebook com a plataforma Windows no momento seguinte que  o recebe.  Para isso vamos colocar e tentar explicar algumas dúvidas que todos nós temos no início da nossa  interação com o “Windows XP” através de perguntas e respostas. Apesar do texto trazer figuras do Windows XP, com um pouco de paciência e perseverança o leitor pode usá-lo para aprender a usar as versões mais recentes do Windows: Windows Vista e Windows 7." Objetivo: apresentar numa linguagem do dia-a-dia noções de Física Moderna que descreve o átomo. Esses tópicos fazem parte do currículo mínimo do Ensino Médio.


2. Mini-Curso: Noções da Física de dentro do Átomo

2.1.  "Tijolos da Natureza"
Apresentamos uma visão geral sobre as partículas elementares a partir das quais todas  as substâncias são  constituídas.  Os gregos  começaram a busca dessas partículas  a 2.400 anos atrás: os tijolos da Natureza!!!! 

2.2. "Forças que unem e força que separa"
Apresentamos as forças com que convivemos no nosso dia-a-dia. Relacionamos essas forças com as 4 forças fundamentais da Natureza. Apesar de algumas desses forças  serem importantes em dimensões espaciais tão diminutas, mostramos como elas são  importantes na nossa vida diária.

2.3. "Física Quântica: o que é isso?"
Mostramos que no nosso dia-a dia também temos um mundo quantizado. Apresentamos a evolução histórica da descrição dos fenômenos que ocorrem dentro do átomo. Mencionamos a Física Quântica como a estudamos hoje, mostrando as consequências nos  
fenômenos atômicos da quantização da energia. 

2.4. "Mecânica Clássica X Mecânica Quântica "
A Física Quântica se propõe a descrever a natureza para distâncias ~10^(-8) cm (o átomo).  Os fenômenos da natureza parecem ser tão distintos em diferentes escalas de tamanho. Para entender essas diferenças comparamos a cinemática e  a dinâmica da Mecânica  Clássica e de  Mecânica Quântica.