Desde maio de 2010, quando me aposentei do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF/UFF), tenho realizado palestras de divulgação em Ciências (Física e Matemática). Tenho tido o prazer especial de falar de Ciências para crianças a partir de 04 anos. Para falar a esses jovens cientistas do amanhã criei um conjunto de palestras cujos títulos começam com: "Era uma vez...". Mas porque usar o "Era uma vez..."? Porque quando me lembro das histórias que me contavam quando eu era criança, todas começavam dessa forma.
Já se vão mais de 12 anos contando histórias para crianças em escolas, principalmente em Escolas Públicas, afinal, eu fui aluna da escola pública do primário ao colegial. Eu gosto de falar para as minhas e os meus colegas da Escola Pública. Cada palestra já foi apresentada MUITAS vezes aos meus jovens colegas da Escola Pública, mas cada apresentação é única. As perguntas dos futuros jovens cientistas sempre me encantam e me obrigam a procurar como responder suas indagações em linguagem que compreendam.
Por anos seguidos o Germano Monerat do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IP/UERJ), em Friburgo, me deu o presente de filmar várias palestras minhas e as colocar no Canal do Espaço Ciência OnLine do IPRJ do YouTube. Ele insistiu que eu transformasse as palestras em livrinhos de divulgação de Ciências para as crianças. Foram MUITOS, MUITOS anos ouvindo as sugestões do Germano, até que ele venceu!!! Aqui está o livrinho: "Era uma vez uma maçã que caiu...", editado pelo José Roberto e pelo Vitor, editores da Livraria da Física. O projeto gráfico do livro e suas ilustrações foram feitos pela Natália Kipnis, que deu uma vida nova e colorida ao texto original do livrinho.
Apresento a seguir a divulgação no nosso primeiro livrinho da série "Era uma vez...", contando em linguagem acessível para as crianças a história da Força da Gravidade. Espero que gostem do livrinho: "Era uma vez uma maçã que caiu...". Chamem os nossos futuros jovens cientistas para lerem juntos com vocês e as/os convinde a reproduzir as experiências apresentadas no texto 👇
Porque?.
Nenhum comentário:
Postar um comentário